Líder é ser alguém capaz de fazer a diferença na vida das pessoas Encontre aqui dicas de como ser um

* Renato dos Santos Lisboa

O líder é uma pessoa que foge ao senso comum. Realiza o papel dele e ainda possui competências e qualidades que o colocam à frente dos demais. É sempre identificado como alguém que inspira boas mudanças e transforma o ambiente por onde passa.

Um líder possui habilidades especiais para enxergar situações difíceis e agir de modo a resolvê-las. Sempre é um bom ouvinte, respeita as opiniões alheias, está em aprendizado constante e busca melhorias. É alguém que merece a confiança de todos e, para ser melhor, há de ter autoconhecimento. Então, ele constantemente está em evolução. Nunca está pronto, mas pronto está para enfrentar as vicissitudes.

Em um ambiente organizacional, como uma empresa, é fundamental a confiança. Essa gera um sentimento de pertencimento à equipe e isso impulsiona os liderados a obterem os resultados esperados.

É imprescindível, portanto, passarmos a enxergar os líderes não apenas como pessoas capazes de motivar, mas, muito mais do que isso, de absorver os anseios da equipe e extrair o que de melhor cada um tem para atingir o alvo.

Reforçando algumas qualidades inerentes a um bom líder

É um bom ouvinte

Ouve além das palavras. Ele consegue enxergar tudo que está por trás delas e o contexto, traduz e interpreta os gestos, a expressão facial e todo meio da comunicação presente no ambiente onde ele se encontra.

Adéqua-se às situações

Está sempre preparado para algo novo. Entretanto, adapta-se facilmente às circunstâncias positivas. Usa a criatividade visando enfrentar situações de mudança. Tem fórmulas múltiplas para soluções de problemas.

Respeita a opinião de todos

É muito importante que ele se conheça e tenha certeza das próprias convicções, porém o respeito ao outro é indispensável. Vivemos em um mundo de diversidade e, em um ambiente de equipe, encontrar opiniões diferentes, até mesmo opostas, é inevitável. Nessas circunstâncias, o líder tem de ser hábil para evitar enfrentamentos e conflitos desnecessários. Nesse momento, é preciso que o respeito impere.

Um líder NUNCA para de estudar e está SEMPRE em busca de melhorar

Quem deseja liderar deve “saber que nada sabe”. Estar em aprendizado constante e em busca de lapidar um diamante. Ser incansável por natureza e estar à frente do seu tempo quando necessário. Buscar sempre conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Nesse sentido, o líder é dinâmico.

Visando ser alguém capaz de fazer a diferença na vida das pessoas, o líder busca transformar corações. Para um líder, nada está concluído. Tudo pode ser aperfeiçoado. O céu é o limite!

Se você deseja ser um líder, motive-se e mãos à obra.

 

 

* Empreendedor serial. Mestrando em Administração, com expertise em Direito Administrativo Empresarial e Financeiro, economia, gestão de pessoas, coaching, wellness coaching, gestão financeira e orçamentária, tecnologia da informação, segurança do trabalho, propriedade intelectual, legislação trabalhista e ética profissional. Experiência em empresas nacionais de grande porte, com atuação na estratégia do negócio, abrangendo projetos relacionados à cultura e desenvolvimento organizacional, gestão de mudanças, coaching de executivos e carreira, compreendendo mapeamento de competências, avaliação de desempenho, gestão de clima, planos de atração, sucessão e retenção de talentos.

Admin Autor

Comentários

    Carlos Renato

    (20 de Janeiro de 2018 - 13:45)

    Excelente artigo. Parabéns Dr. Renato Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *