Secretaria de Saúde fará busca ativa da população que ainda não recebeu vacina contra a Febre Amarela

Na manhã esta quarta-feira, 07/02, a Secretaria de Saúde realizou uma reunião com o objetivo de capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) para realizarem um trabalho em conjunto de busca ativa da população que ainda não foi vacinada contra a Febre amarela.

O levantamento será realizado de porta a porta, sendo que nos locais cobertos pelo PSF a busca será realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde e em locais que ainda não tem cobertura pelo PSF os Agentes de Combate a Endemias (agentes da Dengue) farão a busca.

Após este levantamento profissionais de saúde irão retornar as casas para aplicação da vacina, quando necessário.
As pessoas que não tiverem como comprovar a imunização, o Ministério da Saúde orienta que sejam imunizados, salvo os casos contraindicados.
Esta ação também está sendo realizada simultaneamente na zona rural.
Reforçamos que a vacina encontra-se disponível em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família e na unidade Central de Vacinação.
Inclusive, desde segunda-feira e até amanhã as unidades, exceto unidade central de vacinação, estão funcionando com horário estendido até as 19h para avaliação e aplicação da vacina contra febre amarela.
Pedimos que os moradores estejam abertos a receberem nossos agentes em suas residências. Eles estarão devidamente uniformizados e identificados.

Esta é mais uma ação de combate à Febre amarela que tem feito inúmeras vítimas na região. A Secretaria de Saúde lembra à população que a vacina é a única forma de prevenção à doença que pode levar a pessoa a óbito.

Quem ainda não se vacinou pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para receber a vacina. Os postos funcionam de 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *