Carnaval de Lafaiete – economia otimista

Palco de memoráveis carnavais, Lafaiete se empenha para resgatar o entusiasmo e permanência dos foliões na cidade. No último ano a população enxergou com bons olhos a retomada de blocos tradicionais; ainda que timidamente, é possível detectar o impacto positivo que a folia gerou.

Para o comércio, a data a muito esquecida, tem gerado expectativas melhores a cada ano. Em 2018 não está sendo diferente. Seja com o carnaval tradicional municipal ou com o carnaval dos blocos independentes, Lafaiete volta a ser opção para grande parte da população.

O movimento pelas ruas da cidade já começa a dar sinais de melhora após o período de ressaca das compras de fim de ano e o clima entre os comerciantes é de otimismo. De acordo com o presidente da CDL-CL, Aloísio de Rezende, a expectativa é de incremento nas vendas. “Tivemos, ano passado, um Carnaval bem melhor que em anos anteriores. Famílias se divertiram juntas. Seja em blocos ou na praça Tiradentes. Para este ano a tendência é que o movimento comece a aquecer a economia. A expectativa é que vá melhorando ano após ano e, Lafaiete por ser cidade polo possa se tornar referência, trazendo turistas, gerando renda pra cidade fomentando ainda mais o comércio.” comenta o presidente da CDL-Conselheiro Lafaiete.

Segundo pesquisa do SPC BRASIL, idas a bares, restaurantes e compras em supermercados estão entre principais gastos na data. Entre os que planejam consumir no Carnaval, 49% vão participar de blocos de rua. Várias cidades interioranas estão recuperando suas festas populares, como por exemplo, festas de final de ano, festas religiosas, entre outras. Em se tratando do Carnaval, maior festa brasileira, é preciso que o poder público invista em atrações culturais como apoio aos blocos carnavalescos, fanfarras, trios elétricos etc. Mas para que isso aconteça é necessário um planejamento participativo juntamente com a sociedade. Renovar os blocos, valorizar os músicos; inovar na programação; melhorar a condição de trabalho do policiamento para inibir a ação de criminosos, eliminando a violência. Basta lançar um olhar para algumas cidades vizinhas para perceber que elas estão colhendo os frutos por terem se planejado para essa grande festa.

A cidade tem público para participar, seja  com os jovens, velha guarda, crianças; tornar a cidade mais limpa e iluminada é fundamental. Ainda que faltem muitas ações para tornar esse cenário uma realidade, algumas atitudes já começam a dar sinais de que é possível. O que não se pode admitir é ficar à mercê do esvaziamento da cidade. Outro ponto que merece ser incentivado é a parte artesanal, especialmente estimulando a mão de obra das costureiras e artesãs. Lafaiete possui um grande número de pessoas competentes que perderam o estímulo nessa área, seja na produção de adereços como máscaras, chapéus e fantasias variadas especialmente para crianças.

Existem muitas opções para tornar o carnaval uma festa de fomento turístico em Lafaiete para recepcionar também os consumidores e foliões de outras cidades. O poder público juntamente com a população podem tornar o carnaval uma festa de entretenimento e alegria que gere renda e emprego na cidade movimentando a economia local.

Fonte: CDL-CL

 

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *