Investimento com o melhor retorno? Marketing Pessoal.

* Renato dos Santos Lisboa

Qual o seu perfil? Quais os feedbacks, reações, tem atraído? Você planeja o marketing1 pessoal? Se o faz ou não, qual o resultado obtido?

Independentemente da área em que atue, precisa investir tempo e, às vezes, dinheiro para apresentar um excelente marketing pessoal. Vivemos em uma sociedade globalizada, na qual um dos principais contatos entre as pessoas é feito por meio das redes sociais. Nesse ambiente também, esse investimento o irá distinguir. As pessoas curtem suas postagens e o seguem, porque se identificam com elas. A sua estratégia influenciou o público e funcionou para atrair aquelas curtidas ou aqueles seguidores.

Há um velho dito popular que adverte: “A primeira impressão é a que fica”. Esse conceito ainda expressa verdade no presente. Criar uma imagem impressionante vai tornar melhor sua vida e alavancar a sua carreira. Lance mão destes recursos e colha seus dividendos:

Vestir-se adequadamente

Chinelo, bermuda e camiseta, vestidinho e rasteirinha são ideais para alguns momentos e lugares. Entretanto, é conveniente estar vestido em acordo com o ambiente. Parafraseando Coco Chanel (18831971), estilista francesa e fundadora da marca Chanel S.A., única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time: “Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher”. Vestir-se apropriadamente decerto irá colaborar muito para que a sua pessoa seja marcante.

Comunicar-se eficazmente

Transmitir conhecimento de forma objetiva irá torná-lo competente e bem-sucedido. Mesmo com as inúmeras fontes de informações, a comunicação ainda é deficiente. O ideal é sempre evitar discurso evasivo e ser direto. O físico Benjamin Franklin (1706-1790) teria chegado à expressão “tempo é dinheiro” depois de ler obras do filósofo grego Teofrasto (372-288 a.C). Esse, a quem é atribuída a autoria de cerca de 200 trabalhos em 500 volumes, teria mencionado a frase: “tempo custa muito caro”. A máxima nunca esteve tão na moda e a gestão do tempo tornou-se um desafio. Comunicar-se de modo eficaz o tornará mais interessante.

Aprimorar o talento

É fundamental conhecer os seus pontos fortes, considerando, entretanto, sempre haver espaços para os aprimorar. Talento é fruto de aprendizado constante. Conhecimento atrai oportunidade e esses constituem binômio perfeito para consolidar a sua marca.

Ser humilde

Por mais qualificado que seja um currículo, a humildade é também uma vitrine para a imagem pessoal. Ela tende a aproximar as pessoas, atrair parcerias e estabelecer relacionamentos de confiança mais rapidamente. A presunção é prejudicial, enquanto a modéstia é edificante.

Zygmunt Bauman (1927-2017), sociólogo, pensador, professor e escritor polonês, uma das vozes mais críticas da sociedade contemporânea, conjeturou: “na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte”.

Reforçando, todo profissional deveria investir no marketing pessoal, pois é retorno garantido. Nem sempre é por meio de dinheiro. Às vezes, tempo é o melhor investimento. Contudo, é certo que a imagem apresentada às pessoas sempre vai estar atrelada a ele. O resultado, caso invista, será extraordinariamente superavitário.

Se você quer sobressair, a receita está em suas mãos. Seja marqueteiro de si mesmo. Aplique em você. O lucro será incessante.

  • Conjunto de ações, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público quanto à determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto, serviço etc.

 

________________________________________

* Empreendedor serial. Mestrando em Administração com expertise em Direito Administrativo Empresarial e Financeiro, economia, gestão de pessoas, coaching, wellness coaching, gestão financeira e orçamentária, tecnologia da informação, segurança do trabalho, propriedade intelectual, legislação trabalhista e ética profissional. Experiência em empresas nacionais de grande porte, com atuação na estratégia do negócio, abrangendo projetos relacionados à cultura e desenvolvimento organizacional, gestão de mudanças, coaching de executivos e carreira, compreendendo mapeamento de competências, avaliação de desempenho, gestão de clima, planos de atração, sucessão e retenção de talentos.

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *