Ginásio do Alto Maranhão incentivará o desenvolvimento do esporte e abrigará eventos comunitários

A comunidade do Alto Maranhão é a sexta de Congonhas a ganhar da Prefeitura Municipal seu ginásio poliesportivo. A cerimônia de entrega da obra ocorreu na manhã desse domingo (22/04), em clima de muita festa. Após a Santa Missa e de uma caminhada que seguiu pela rua N. Sra. d’Ajuda, animada pela banda de mesmo nome, aconteceu a inauguração do Ginásio Poliesportivo Manoel Santana.

Entre os presentes estiveram, além da população, o prefeito Zelinho, o vice Arnaldo, secretários como José Lúcio (Esporte) e Rosemary Benedito (Obras), vereadores, o presidente da Associação dos Moradores do Distrito do Alto Maranhão (AMODAM), Demisio do Carmo Pinto, e sua equipe, além do senhor Salvador Pedro Santana, sobrinho de Sr. Manoel, antigo proprietário do terreno onde agora está o poliesportivo. Também compareceram o Cônego Geraldo Leocádio e o Pastor Evangélico, Marcos Vinícius Rezende. Ambos realizaram a bênção ecumênica.

O presidente da AMONDAM agradeceu ao prefeito e ao secretário José Lúcio em nome dos demais que empenharam para esta conquista. “Nossa comunidade ganha mais um espaço de lazer, que foi pedido a muito tempo. Estamos muito felizes por ter agora uma obra muito bonita. Até então só tínhamos o campo de futebol e a quadra da escola que serve aos alunos. Agora toda a comunidade, nossos filhos e nossos netos poderão usufrir desse ginásio. A AMODAM será a gestora deste espaço, por meio de um contrato que estamos assinando com a Prefeitura”, disse.

Membro da AMODAM, Odilon Haverá afirma que haverá atividades todos os dias naquela praça de esportes. “Como moro perto do ginásio, a chave ficará comigo. Cuidaremos do espaço como se fosse a nossa casa. Organizaremos os horários. Pediremos doação a comunidade para garantir a limpeza do local. Além das atividades esportivas, atenderemos pessoas que querem fazer eventos aqui como festa de aniversário, de casamento, batizados com muito prazer. Temos de enaltecer o trabalho do prefeito aqui no Alto Maranhão. Já estamos preocupados com o período após a gestão do Zelinho. Apesar de eu viajar muito, não vejo falar de outro prefeito igual. Sobre o secretário José Lúcio, não deve ter um igual a ele em Minas Gerais”, comentou.

Além de fundador e diretor do Maranhão Esporte Clube, Carlinhos desenvolve um trabalho social no Distrito, com o que o ginásio vai contribuir muito. “Esse domingo foi um dia histórico para o Alto Maranhão, tenho 38 anos e sempre fui jogar bola nas quadras da região, porque não havia uma aqui. Sempre sonhei com um espaço desse para mim, meus filhos e meus netos. Além da equipe adulta, vamos formar outras de vôlei, futsal e outras modalidades com jovens, de acordo com o interesse das pessoas. A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura, que conhece esse trabalho e confia nele, sempre apoia nossos trabalhos. Digo para os moradores que conseguimos um dos melhores ginásios da cidade e região, agora vamos nos unir para manter este equipamento, como se fosse a casa da gente, para que daqui a 50 anos ele esteja em perfeitas condições de uso”, disse.

Carlinhos acompanha também as obras no campo de futebol, que aguarda o final do preparo da grama para ser inaugurado. “A Prefeitura fez uma obra maravilhosa no Alto Maranhão. Nunca vi um vestiário na região como o nosso, que atenderá a comunidade local e as pessoas de fora. O campo recebeu um sistema de irrigação abastecido por uma caixa d’água muito grande. Teremos um dos melhores campos da região e um dos três melhores do Município. Em um mundo violento como o de hoje o esporte é um caminho bom para a educação dos filhos”, concluiu.

O Secretário da Sel, José Lúcio, agradeceu a Deus e a Nossa Senhora d’Ajuda, padroeira do Distrito, por mais este presente para o Governo e para a comunidade do Alto Maranhão. Ele lembra também que a indicação do nome do Sr. Manoel para batizar o ginásio foi do Sr. Rui da Banda. “O Sr. Salvador é um exemplo para o Brasil e o Mundo, pela maneira que nos orientou e conduziu o processo para que pudéssemos realizar a desapropriação que teve um valor simbólico. Este terreno pertencia ao tio dele, Sr. Manoel Cândido Santana, falecido há quase 50 anos. Ele nos informou que o proprietário não possuía documento da área, nem filhos para deixa-lo de herança, e que o que possuía foi conquistado pelo próprio punho, portanto este terreno não é dele. Na sequência, tivermos o apoio dos diversos setores da Prefeitura, que nos ajudam a viabilizar esta construção; da AMODAN, que tem à frente o Demisio, Janaína, Norma, Nô, Odilon e toda a Diretoria e seus colaboradores, como o Carlinhos, do Maranhão E. C.; como também a ex-presidente Juliana Cordeiro, que também colaborou para esta conquista”.

Obras no Alto Maranhão

O prefeito Zelinho agradeceu à atual administração da AMODAM pelas solicitações que fez, mas também por ter sabido esperar a concretização de diversas ações no Distrito. “Estamos entregando a chave deste espaço para a AMODAN. Quero que este espaço tenha prática esportiva todo dia, mas também outras atividades para a juventude, terceira idade e toda a população, o que já ocorre algum tempo nas outras comunidades de Congonhas, onde existe ginásios. Traremos para cá também a academia ao livre. Nossos agradecimentos ao Demisio e aos ex-presidentes Francisco e Juliana, que contribuíram para as melhorias no Alto Maranhão, e suas equipes. Há 6 anos, em uma reunião com a comunidade na sede da Banda, foram feitas várias reivindicações e atendemos 100% delas: a continuação do calçamento da estrada; a conclusão da obra de restauração da Igreja de N. Sra. d’Ajuda, em que o Município investiu R$ 1 milhão e o IEPHA outro R$ 1 milhão, lembrando que a licitação que diz respeito ao projeto de incêndio e pânico está marcada para maio; a Capela Velório; a UBS; infraestrutura urbana, que completaremos agora, e neste item agradeço novamente à Juliana, que intermediou junto a deputada federal, Dâmina Pereira, a captação dos recursos para algumas ruas no Distrito; o campo de futebol, que recebeu grama esmeralda, praça de acesso, vestiários, banheiros e lanchonetes e que receberá iluminação. Como temos 2 anos e 7 meses pela frente, ainda faremos muito pelo Alto Maranhão, se Deus quiser”, afirma.

 

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *