Secretaria de Saúde de Ouro Branco faz balanço da Campanha de enfrentamento contra a Febre Amarela

Confira os dados relativos aos meses de janeiro a março de 2018; foram comprovadas a vacinação de 38.453 pessoas

A Secretaria Municipal de Saúde divulga o balanço da Campanha de Vacinação de enfrentanento contra Febre Amarela. As ações foram realizadas de casa em casa, nas Unidades de Saúde e Sala de Vacinas no período de janeiro a março de 2018, com um trabalho intesivo de 15 dias.

A equipe de gestão da Secretaria de Saúde implantou o “Plano Municipal de Ações para prevenção de surto de Febre Amarela”. O Plano recebeu total apoio e colaboração de todas as Secretarias do Governo 2017/2020, bem como do prefeito Hélio Campos e vice-prefeito Dr. Celso Vaz, além da colaboração da Câmara Municipal.

No período da intensificação da Campanha o Município recebeu apoio da Regional de Saúde de Barbacena, com a presença do Superintende Robson Campos Vidigal, com a Equipe da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Balanço

No plano de ações foram realizadas visitas casa em casa pelos Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Primária. A intensificação teve o apoio dos profissionais da Sala de Vacinas e Vigilância em Saúde.

Foram comprovadas a vacinação de 38.453 pessoas, sendo 34.310 residentes na área urbana no e 4.143 pessoas na área rural. Dentro da Campanha foram notificados 36 casos de febre amarela; confirmados 04; descartados 10; 03 casos em que o paciente abandonou o tratamento; 13 aguardando exames; 02 reações vacinais e 04 óbitos.

Se considerarmos os imóveis vazios informados pelas imobiliárias, podemos estimar um número percentual entorno de 99,63% de imóveis visitados.

A Equipe de Gestores criou a Sala de Situação para discussão dos dados da vacinação e dos casos ocorridos no Município. Dentro das atividades foram realizados criação do Decreto Municipal de Situação Emergencial Contra Febre Amarela; horário estendido da Sala de Vacina e das Unidades de Saúde; ações de bloqueio pelos Agentes de Endemias na área rural e urbana e orientações aos moradores sobre a presença do vetor nas casas pela Equipe de Endemias.

Além disso, foram realizados a telagem e tratamento nas caixas d’agua, tanques e tambores pela Equipe de Endemias; ações de vigilância ambiental com controle e captação de primatas com suspeita de febre amarela durante e aos finais de semanas.

Também foram intensificadas as ações de vigilância epidemiológica com as notificações, investigação de casos notificados, digitação do dados nos sistemas; atualizações dos casos notificados através do mapa situacional na Sala de Situação e acompanhamentos dos pacientes.

Dentro das atividades campanha foram utilizados recursos de comunicação, realização de blitz educativa com apoio da Polícia Militar, capacitações sobre o atendimento aos pacientes e fluxo entre os hospitais.

A Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde oferece a vacina de Febre Amarela dentro de sua lista de rotinas. Informações 3938-1163.

Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde – Gerência de Vigilância em Saúde 3938-1165.

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *