Glaycon Franco reafirma apoio à parceria entre escolas públicas e agricultores Familiares

A Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete realizou, nesta segunda-feira, 23 de abril, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER, o I Encontro Regional de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar.

O público-alvo do encontro foram os agricultores, secretários municipais de educação, diretores e assistentes técnicos das escolas estaduais e nutricionistas das redes municipal e estadual de ensino.

Encontro regional de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar organizado pela SRE de Lafaiete

Presente o deputado estadual Glaycon Franco, um dos maiores incentivadores do fornecimento às escolas públicas de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Glaycon Franco frisou que o Ministério da Educação e o Fundo Nacional para o Desenvolvimento Educacional (FNDE), sozinhos, não podem alcançar o almejado bom rendimento escolar e a boa alimentação dos estudantes: “Por isso, temos tido um olhar muito sensível para todas as pessoas que fazem parte do processo. Do secretário de Educação ao nutricionista, do professor aos alunos, até chegar à merendeira, que é quem, de fato, tem a capacidade de traduzir as normas e regras do programa numa saborosa refeição. Mais que isso, é necessário que toda a sociedade se envolva e participe das ações. Esta é nossa meta: ampliar a participação de todos”, destacou o parlamentar.

“Até mesmo na área de produção dos alimentos tem gente envolvida com o PNAE: os agricultores familiares. Nosso envolvimento no tema é total”, concluiu Glaycon Franco.

Segundo Maria de Lourdes Reis Silva Beato, titular da 8ª. Superintendência Regional de Ensino, sediada em Conselheiro Lafaiete, o objetivo principal do encontro foi orientar os profissionais das escolas sobre venda e aquisição de produtos da Agricultura Familiar no âmbito do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, para melhorar a qualidade das refeições oferecidas aos alunos.  Além disso, o evento possibilitou o estreitamento das relações entre agricultores, escolas estaduais e secretarias municipais de educação dos 18 municípios jurisdicionados à oitava S.R.E, bem como destes com as entidades  representativas e instituições do poder público, para, em conjunto, buscarem soluções para melhorar o acesso aos mercados locais, nos âmbitos municipal e regional, principalmente quanto às questões relacionadas à assistência técnica, adequação sanitária, gestão e logística.

Outro momento importante, ainda de acordo com Maria de Lourdes, foi a pauta sobre a reforma trabalhista e da previdência social, atualmente em curso, e os seus impactos para o produtor rural e da agricultura familiar, bem como da agroindústria familiar. Foram elucidadas muitas dúvidas dos participantes.

Maria de Lourdes afirmou ainda que serão organizados novos encontros, em polos menores, para atender com mais especificidade às questões de cada comunidade.

A Superintendência Regional de Ensino agradece a disponibilidade dos parceiros, em especial, ao Gerente Regional da EMATER – BH-MG, Vitorio Alves, ao Coordenador UREGI/BH Dario Miranda, à Coordenadora – BES, Eugênia Mara e o Extensionista/C. Lafaiete, Abel Ferreira;  ao Diretor da Secretaria de Estado da Fazenda/Conselheiro Lafaiete, Anderson Diniz; ao representante do INSS, José Carlos do Carmo, à representante da Vigilância Sanitária Estadual – SES, Daniela Fernandes, ao representante do CODAP, Rodolfo Gonzaga, aos representantes do CONSEA Regional/ CAE de São Joaquim de Bicas, Dalton Paiva, Silmara Campos, Rosa Oliveira e à nutricionista da SRE/CL Daiana Oliveira. Segundo ela, todos os palestrantes contribuíram para a realização e o sucesso do encontro.

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *