Parceria entre Deputado Glaycon Franco e PCdoB de Lafaiete surte resultado positivo e APL da Equideocultura será reconhecida pelo Estado

Poucos irão lembrar, mas a Assembleia Ordinária da AMALPA realizada na Fazenda Paraopeba no dia 28/7/2017, ficará marcada para sempre na história de Conselheiro Lafaiete e região.

Neste dia o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Conselheiro Lafaiete, atendendo a um pedido do Deputado Glaycon Franco trouxe para palestrar na Assembleia da AMALPA o Sub Secretário da Seedif, Sr. Pedro Leão e ali começou a história do reconhecimento da primeira APL (Arranjo Produtivo Local) da micro região do Alto Paraopeba.

Prefeito Mário Marcus, Sub Secretário da Seedif Pedro Leão, Hebert Levi Chefe de gabinete da Seedif, Renato Lisboa Presidente do PCdoB Lafaiete e Vicente Faria ex-secretário executivo da AMALPA, durante assembléia geral da AMALPA

Naquele momento havia um estudo em andamento em Lafaiete chamado de Planejamento Estratégico. Este estudo estava sendo trabalhando em conjunto com organizações da sociedade civil, autoridades públicas e diversos outros personagens e haviam apontado o cavalo como o produto a ser trabalhado em Lafaiete. Com essa informação em mãos, e a cobrança quase que diária do Deputado Glaycon Franco (que diga-se de passagem é um visionário e já enxergava esse APL como mola propulsora do desenvolvimento da região), solicitamos ao então secretário da Seedif Sr. Wadson Ribeiro para que empreendesse esforços no sentido de implementar uma APL em Lafaiete para que pudéssemos ter uma marca para trabalhar o nome da cidade. O estudo do planejamento estratégico veio a calhar naquele momento e no dia 28/7/2017 então trouxemos o sub secretario Pedro Leão que anunciou o início dos estudos da APL da Equideocultura, o que inclusive causou espanto para muitos que estavam ali na Assembleia da AMALPA, pois ainda não haviam escutado falar sobre o que significava APL, destaca o presidente do PCdoB de Lafaiete Renato Lisboa.

No próximo dia 4/5/2018, às 16:00 horas o Governo do Estado de Minas Gerais reconhecerá Conselheiro Lafaiete como a cidade da APL da Equideocultura, passando assim a cidade a ser fator impulsionador do desenvolvimento regional em amplos aspectos em Minas Gerais.

“A partir do reconhecimento do APL da Equideocultura pelo Governo de Minas, indubitavelmente este torna-se mais um parceiro da região das Vertentes em suas estratégias de desenvolvimento. O governo vai se integrar com esse grande esforço coletivo da Região das Vertentes em especial a micro região do Alto Paraopeba e Vale do Piranga concernente à coordenação de sua pauta de desenvolvimento. Para o presidente do PCdoB de Lafaiete Renato Lisboa, esse é um novo momento para o setor na região. “Esse reconhecimento colocará a micro região do Alto Paraopeba em evidência no Estado com uma grande possibilidade de ações e oportunidades de acesso aos recursos disponíveis pelo governo”, destacou. Somos o único município do interior do país a formar um APL para atender à demanda da Equideocultura. Acredito que fortalecerá toda a cadeia produtiva elevando ainda mais o setor”, completou.

O APL é composto por um conjunto de empresas de um segmento produtivo, localizadas na mesma região, trabalhando de forma cooperada e sinérgica. Através da política de reconhecimento, podem ser implementadas ações em diferentes eixos, quais sejam: inteligência de negócios, capacitações gerenciais, estratégias inovadoras de marketing, ações de inovação, pesquisa e desenvolvimento e internacionalização.

Reconhecimento da APL será no dia 4/5/2018, às 16:00 horas, na sede do Clube do Cavalo de Conselheiro Lafaiete, situado no Parque de Exposição Presidente Tancredo Neves, às margens da BR 040.

 

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *