Artesãos de Cipotânea conquistam valorização profissional com apoio do deputado Glaycon Franco

As tradicionais comemorações deste 1º de maio tiveram significado histórico para os trabalhadores em artesanato da cidade de Cipotânea. Como parte dos festejos, a cidade teve reconhecido o Arranjo Produtivo Local (APL) do Artesanato de Palha. 70 anos após o início da atividade, responsável pelo sustento de mais de 500 famílias do Município (que tem cerca de sete mil habitantes), o Estado de Minas Gerais oficializou, finalmente, o reconhecimento de Cipotânea como a “Capital Mineira do Artesanato de Palha”.

A conquista do título se deu por intermédio do trabalho do deputado estadual Glaycon Franco, que tem atuado incansavelmente para valorizar as várias cadeias produtivas da Regional das Vertentes, que engloba Vale do Piranga, Alto Paraopeba e Campos das Vertentes. O empenho pessoal do parlamentar já havia possibilitado o reconhecimento do APL do Biscoito em São Tiago, do artesanato de couro em Prados e a APL da mexerica ponkan em Belo Vale.

A próxima etapa é a oficialização do Arranjo Produtivo Local da eqüideocultura (criação de cavalos) de Conselheiro Lafaiete, que será feita em solenidade nesta sexta-feira (04/05).

Deputado Glaycon com líderes de Cipotânea

O prefeito de Cipotânea, José Bonifácio Gomes – mais conhecido como Dezinho do Sindicato -, enalteceu o trabalho do deputado Glaycon pelo reconhecimento do Arranjo Produtivo do artesanato de palha, principal fonte de renda da população: “O deputado tem nos ajudado muito. Ele enviou dois carros para o setor de saúde, garantiu recursos para a iluminação do estádio municipal e atuou pela valorização do nosso artesanato de palha. Quero ressaltar que ele é um deputado que atua para ajudar os municípios da nossa região”, explicou.

O adjunto da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento e Fóruns Regionais, Pedro Leão, informou ao público presente que, nos últimos anos, o governo estadual passou a desenvolver políticas públicas voltadas para o artesanato, hoje fonte de sustento para 500 mil trabalhadores em todo o território mineiro. Ele citou o esforço empreendido por Glaycon Franco para que o Estado valorizasse o artesanato regional: “Glaycon foi até nossa Secretaria e nos mobilizou para virmos conhecer a riqueza do trabalho feito pelos artesãos em Cipotânea. Desta forma, começamos a desenvolver ações pelo reconhecimento do APL do artesanato de palha”, concluiu. O secretário lembrou, ainda, que a SEDIF está fazendo o cadastramento de cada trabalhador a fim de entregar aos artesãos a carteira nacional da categoria.

Em sua fala, Glaycon Franco exaltou o trabalho dos artesãos e artesãs, que sustentam suas casas e ainda fazem a economia do Município crescer. Glaycon agradeceu pelo apoio do Governo do Estado e à Prefeitura pelo incentivo aos trabalhadores locais: “Tenho trabalhado para o fortalecimento do artesanato em Minas Gerais (e, em especial, na nossa região). Sei que a valorização do artesanato local trará mais recursos para nossas cidades com consequente melhoria na qualidade de vida da população”, destacou o deputado.

Ainda como parte da atuação para valorizar o artesanato de Cipotânea, Glaycon Franco assegurou para breve a ida de uma equipe do SEBRAE à cidade. Os especialistas vão prestar uma consultoria para auxiliar a prefeitura e, principalmente, os artesãos na melhoria dos produtos feitos a partir da palha de milho.

Participaram da solenidade de reconhecimento do Arranjo Produtivo Local do Artesanato de Cipotânea o prefeito Dezinho, vereadores, e o presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sr. Geraldo, e tantas outras autoridades.

Deputado entrega veículos que irão reforçar frota municipal

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *