Minas Gerais já e o segundo em número de formalizações

Com mais e 788 mil Microempreendedores Individuais, em abril deste ano, o estado ultrapassou o número de formalizados do Rio de Janeiro

 

Com quase 12% dos formalizados de todo o país, Minas Gerais passou da terceira para a segunda posição no ranking dos estados com o maior número de Microempreendedores Individuais (MEI). Na véspera da realização da Semana do MEI, que acontece de 14 a 19 de maio, em todo o país, o Sebrae Minas divulga levantamento sobre cidades, atividades, setores e regionais com maior concentração de formalizados.

De acordo com estudo, de janeiro a abril deste ano, mais de 20 mil empreendedores se formalizaram em Minas Gerais. Somente em abril, foram mais de 14 mil registros no estado. Atualmente, já são 788.138 MEI mineiros. Com esse número, o estado que estava no terceiro lugar até o final de 2017, passou a ocupar a segunda posição, que ocupava o Rio de Janeiro, permanecendo atrás apenas de São Paulo.

“Um dos motivos dessa mudança pode ter sido o cancelamento de CPNJ de MEI inativos e inadimplentes feitos pela Receita Federal no início deste ano. Em Minas, foram mais de 100 mil registros excluídos, no Rio foi quase o dobro. Além disso, com aumento do desemprego, muitas pessoas encontraram no empreendedorismo uma alternativa de renda”, explica o gerente da Unidade de Inteligência do Sebrae Minas, Felipe Brandão.

As regionais Centro (284.427MEI), Zona da Mata / Vertentes (98.884) e Sul de Minas (92.313) são as regiões que concentraram 475,6 mil MEI, ou seja, mais da metade (60%) dos formalizados no estado.

Mais de 581 mil empreendedores mineiros são dos setores de comércio e serviços. Sendo cabelereiro, manicure / pedicure e o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, as atividades com a maior concentração de MEI no estado.

No ranking das 10 cidades mineiras com maior número de formalizações estão: Belo Horizonte (133.621 MEI), Contagem (30.971), Uberlândia (29.370), Juiz de Fora (23.508), Betim (18.156), Montes Claros (14.525), Divinópolis (13.479), Ipatinga (12.099) e Governador Valadares (11.777) e Ribeirão das Neves (11.768).

Semana do MEI

De 14 a 19 de maio, de segunda a sexta-feira, a Semana do MEI irá oferecer mais de 650 capacitações online e presenciais gratuitas aos empreendedores de 170 cidades mineiras.  As inscrições devem ser feitas pelo site www.semanadomeimg.com.br.

Na programação online, estão incluídas transmissões de webinars, palestras online sobre obrigações do MEI, benefícios previdenciários, educação financeira e crédito para formalizados e responsabilidade técnica (CREA).

Haverá  ainda transmissões ao vivo pelo Facebook Live do Sebrae Minas e  pelo Facebook Live do Sebrae Nacional sobre organização das finanças, utilização da internet, atitudes que podem diferenciar o seu negócio, planejamento do tempo, previdência para o MEI e educação financeira.

Além disso, no site do Sebrae Minas, os MEI poderão participar do “Fale com o Especialistas”, consultorias online pelo chat, com analistas que irão esclarecer dúvidas sobre empreendedorismo, mercado, finanças e legislação.

Em Belo Horizonte, serão oferecidas 19 atividades gratuitas em três locais: Casa da Economia Criativa (Rua Santa Rita Durão, 1275 – Savassi), Ponto de Atendimento do Sebrae Minas no Shopping Uai (Rua Saturnino de Brito, 17, 2º andar – Centro) e na Sede do Sebrae Minas (Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada). Na programação, palestras, oficinas, consultorias e atendimentos individuais.

O empreendedor que ainda não é MEI, também poderá se formalizar gratuitamente e na hora. Para isso, o interessado deverá trazer a documentação de consulta prévia do estabelecimento realizada na prefeitura (autorização para registrar a empresa no local desejado), além de documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF e número do recibo da Declaração de Imposto de Renda (caso não tenha feito, será necessário apresentar o título de eleitor).

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *