Governo de Minas Gerais inaugura Corpo de Bombeiros em Mariana

Localizada a 110 km de Belo Horizonte, Mariana passa a sediar a 69ª fração do CBMMG no estado. Expansão está no Plano de Comando 2015/2026, que prevê 120 unidades nos 17 territórios de desenvolvimento

Patrimônio histórico nacional desde 1945 e uma das cidades históricas mais visitadas de Minas Gerais, Mariana recebe, oficialmente, nesta terça-feira (12/6), às 10 horas, o Posto Avançado de Bombeiro Militar, instalado na Arena Mariana. Resultado de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal, a estrutura vai funcionar na Rua São Vicente de Paulo 130.

A demanda supre a necessidade da população marianense, que era atendida pelo Pelotão e pela 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Ouro Preto. O objetivo da corporação é reduzir o tempo-resposta às frequentes ocorrências.

Essa fração dos Bombeiros atenderá ainda os municípios de Catas Altas e Diogo Vasconcelos, municípios que fazem divisa com Mariana.

O Posto Avançado de Mariana terá 18 militares que trabalharão com proteção do patrimônio e meio ambiente, atividades de prevenção, combate a incêndios, investigação, salvamentos, buscas, atendimento pré-hospitalar e perícias.

Mariana, no Território Metropolitano, possui 58 mil habitantes, entre moradores da cidade e da zona rural, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2015).

Crescimento de 20% no número de unidades

O Plano de Comando 2015/2026 prevê a instalação de novas estruturas em localidades onde a corporação ainda não se faz presente no estado, bem como a elevação de algumas unidades que já existem, dotando-as de mais autonomia, com novos recursos operacionais e aumento do efetivo.

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) possui 106 anos de existência e tinha 58 unidades em funcionamento até o início de 2015. Porém, no início de julho de 2018 chegará a 72 em todo o estado, registrando um crescimento de aproximadamente 20% em pouco mais de três anos.

São postos avançados, pelotões, companhias, companhias independentes e batalhões de bombeiro, com um efetivo total de 5.941 homens e mulheres, conforme atualização realizada em 7 de junho de 2018. 

Para tornar possível a expansão sem novas contratações, o Governo do Estado trabalha com reestruturação administrativa, a fim de deslocar mais pessoal para o trabalho operacional, obtendo bons resultados. O levantamento da corporação aponta que o número de viaturas de diferentes modelos chega a 1.048 para atender às necessidades da população.

Como o Plano de Comando leva em consideração até o ano de 2026, o planejado é levar cobertura a todos os municípios com mais de 30 mil habitantes, o que significa aumentar para 120 unidades nos próximos anos.

Em alguns casos, municípios com mais de 15 mil habitantes também poderão receber frações dos Bombeiros, conforme previsão da instituição, antecedida de estudos técnicos.

Cronograma das próximas inaugurações

Na próxima quinta-feira (14/6) haverá inauguração da 70ª unidade do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais. Dessa vez será contemplado o município de Salinas (Território Norte), principal produtor de cachaça artesanal do Brasil.

Em 21 de junho será inaugurado o Posto Avançado de Almenara (Território Médio e Baixo Jequitinhonha) e, em 3 de julho, os Bombeiros marcam definitivamente a chegada ao município de Bom Despacho (Território Oeste), a163 km de Belo Horizonte. 

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *