Governo Municipal de Congonhas entrega unidade de saúde à comunidade do Jardim Profeta

Mais de 4 mil moradores do Jardim Profeta passam, agora, a ser atendidos em um novo prédio da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), que conta com uma infraestrutura completa para atendimento à prevenção e promoção da saúde. Homenageando Juvenal Penido Siqueira, o espaço foi inaugurado oficialmente na manhã desta sexta-feira, 6. Em breve, o Governo Municipal vai entregar à comunidade a creche municipal, com capacidade para atender mais de 180 alunos.

Além da população, participaram da solenidade o prefeito Zelinho; o vice-prefeito, Arnaldo Osório; o secretário municipal de Saúde, Rafael Geraldo Cordeiro; a secretária municipal de Obras, Rosemary Aparecida Benedito; vereadores; a vereadora e filha do homenageado, Conceição Aparecida Penido, acompanhada dos irmãos Maria Derly, Valdo Lelis e Eliene de Jesus; a presidente da Associação de Moradores do bairro, Antônia Edilsa de Jesus Coelho; o pastor Alexandre Wagner Correia; e o ex-vereador Antônio Eládio Duarte.

Além da unidade do Jardim Profeta, o Governo Municipal já entregou espaços de saúde em Santa Mônica, Lobo Leite, Vila Cardoso, Alto Maranhão e Basílica. A próxima a ser inaugurada será a de Santa Quitéria. Segundo o prefeito Zelinho, o atendimento de atenção básica tem o objetivo de promover a prevenção à saúde. “Aqui é o local para se cuidar da família e evitar que as pessoas adoeçam. Existe prevenção em Congonhas. Poucas cidades em Minas Gerais têm o trabalho que fazemos aqui. Aqui, o médico cumpre o horário de 8 horas e tem o Horário do Trabalhador, com atendimento entendido. Além da atenção básica temos a retaguarda da nossa saúde, que é a UPA-24h. Os pacientes são bem atendidos e acolhidos. São quatro médicos durante o dia, e três durante a noite. Estou muito feliz e realizado com essas obras na área da saúde. Não são só prédios físicos. O atendimento que damos à população que é importante”, ressaltou.

A UAPS Jardim Profeta conta com duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), sendo que, cada uma, atende, aproximadamente, 2250 pessoas no bairro. A divisão é considerada, pelo Ministério da Saúde, excelente, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Rafael Geraldo Cordeiro. “Tornou-se rotina para nós, da saúde, inaugurarmos obras tão importantes como esta. Ficamos muito felizes de estar à frente de uma secretaria em que vemos a preocupação em trazer para a sociedade congonhense algo que facilite o seu acesso a um atendimento digno e adequado. Congonhas é uma das poucas cidades do Brasil que tem o número de pessoas adequadas para cada equipe de saúde, conforme o Ministério da Saúde. É para que o povo venha aqui cuidar da sua saúde”, completou.

Nascido em 1934, Juvenal Penido Siqueira era apaixonado pelo bairro Jardim Profeta, onde lutou para levar melhorias que ajudassem a vida de todos. Morador de Congonhas desde os 7 anos de idade, teve 10 filhos. Faleceu em 2005, deixando um legado de luta e amor por sua comunidade. “Para nós é uma felicidade muito grande. Muitas pessoas aqui do bairro sabem como meu pai era apaixonado por essa localidade. Todos nós agradecemos por terem se lembrado do nosso pai”, disse a vereadora e filha do homenageado, Conceição Aparecida Penido. O filho, Valdo Lelis, também relembrou histórias do pai: “Meu pai é um louva-deus pelo tempo que esteve nessa terra, pelo trabalho que fez a esse bairro. Ele foi político sem ser candidato”.

Morador do Jardim Profeta há cerca de 20 anos, Admilton Andrade Moura, elogiou o atendimento da equipe da unidade do bairro. Em 2015, ele sofreu um acidente e fraturou a coluna. Além de precisar fazer todo o acompanhamento médico na UAPS, recebeu toda a medicação pelo SUS.  “Com esse novo espaço não muda a qualidade do atendimento porque os profissionais são excelentes e atenciosos. Esse espaço físico oferece mais condições para as pessoas que frequentam e mais conforto para os que trabalham aqui. É um ganho para a comunidade. Congonhas, nessa parte da saúde, não fica a desejar”, destacou.

UAPS Jardim Profeta

A construção da UAPS obteve recursos do Governo Municipal e do Estado. A unidade conta, entre outros, com salas de cuidados básicos, de atendimento multiprofissional, de vacinação e de ginecologia, além de consultório odontológico. A unidade continuará com os mesmos serviços de atenção básica antes ofertados em um prédio alugado, como pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, odontologia, grupos de atividade física, acompanhamento nutricional, grupos de convivência com terapeuta ocupacional, vacinação, assistência farmacêutica, coleta de exame preventivo para mulheres, entre outros.

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *