CODAP debate avanços do SIM, novas tecnologias e integração cultural

A 80ª Assembleia Ordinária do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), realizada em Jeceaba, nessa segunda-feira, 9/07, abordou, entre outros assuntos, o andamento do Programa de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a implantação do Castramóvel Regional, que está sendo adquirido por meio de licitação. Além do prefeito de Congonhas, Zelinho (presidente do consórcio), estiveram presentes o prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, o prefeito de Belo Vale, Lapinha, a equipe do CODAP e representantes das cidades consorciadas.

Outro assunto tratado foi a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública, que promove e incentiva as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. Segundo Maria de Lourdes Almeida, do Escritório de Coordenação Regional – Unidade Alto Paraopeba do Geopark Quadrilátero Ferrífero, o projeto segue uma metodologia orientada e consolidada pelo Ministério do Meio Ambiente.

thumbnail__MG_3432O representante da CEMIG, José do Carmo, citou novas soluções tecnológicas para a iluminação pública, como o programa Cidades Inteligentes, e apresentou o Eyenetra, um kit clínico portátil capaz de realizar exames oftalmológicos sem a necessidade de um médico especialista. Já a professora do IFMG, Heleniara Moura, falou sobre o I Festival de Arte e Cultura, que deve ser realizado em novembro deste ano, em Lobo Leite, com o objetivo de fomentar e integrar a cultura regional.

O prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, reforçou a importância do retorno desse município ao CODAP. “As coisas estão acontecendo. O município tem que se preocupar com isso. A nossa volta está concretizada”, completou, se referindo aos projetos promovidos pelo consórcio.

Fonte: Correio de Minas

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *