Congonhas classificou suas cinco equipes para a 2ª Etapa do JIMI que será disputada em outubro

As quatro equipes que representam Congonhas em competições regionais e estaduais e que disputaram a Etapa Microrregional dos Jogos do Interior de Minas (JIMI), mais a do Vôlei Feminino que não jogou em Cataguases por falta de adversárias, estão classificadas para a sequência da competição em Lavras no mês de outubro. Futsal Feminino e Handebol Masculino terminaram em 3º lugar, enquanto o Vôlei Masculino e o Futsal Masculino  4º lugares em Cataguases. Os jogos começaram na última quarta-feira e terminaram neste domingo, 29. Os resultados em quadra refletem o trabalho diário da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura. Treinadores esportivos e toda uma infraestrutura contribuem para a formação de atletas e cidadãos melhores nas escolinhas que funcionam em alguns dos novos ginásios poliesportivos e em quadras do Município.

A Seleção Feminina Adulta de Futsal conquistou o 3º lugar da etapa, com a vitória sobre Carangola por 3 a 2, na manhã deste domingo. Na véspera, o time da treinadora Luciana Nogueira havia deixado escapar a chance de chegar à final, com a derrota par Visconde de Rio Branco por 4 a 1.

“Na semifinal, faltou um pouco de concentração, perdemos gols que não costumamos perder e tomamos gols de bolas nas costas, o que não é comum para a nossa equipe. Já na disputa pelo 3º lugar, usamos muito o goleiro linha e o jogo ficou praticamente do nosso ataque contra a defesa adversária”, comenta a treinadora. Nos primeiros 5 minutos, Congonhas teve sete chances claras de gol. Abriu o placar, mas sofreu a virada em falhas do sistema do goleiro linha. Na etapa complementar, veio o empate e a vitória. Um gol de jogada ensaiada, outro com o goleiro linha e mais um graças ao bom padrão de jogo da equipe. Final 3 a 2 Congonhas.

O Futsal Feminino de Congonhas tem como principal objetivo do ano ir o mais longe possível no JIMI. Apesar de contar com menos atletas do que competições como esta requerem, o time tenta superar a dificuldade com a força do coletivo. “Nosso diferencial é que temos uma equipe bem treinada, organizada, com jogadas ensaiadas, conhecimento tático, tanto defensivo quanto ofensivo e bem acima da média. Mas ter poucas meninas à disposição compromete o aspecto físico. Quando começa chegar a reta final das competições de nível mais elevado, como é o caso do JIMI, o time já está bem cansado. Teremos quase dois meses para treinar e chegarmos melhores fisicamente a Lavras, porque nossa meta é nos classificarmos para a 3ª Etapa, que será disputada em Uberlândia”, conclui Luciana Nogueira.

O Handebol Masculino, comandado pelo treinador Diaulas Luiz Pertence, avança para a Etapa Regional, já que terminou a etapa de Cataguases na 3ª posição, após vencer os donos da casa por 24 a 15 neste domingo. A campanha teve a vitória sobre São João Nepomuceno por 24 a 18 na estreia, o placar elástico sobre São João Del Rei por 31 a 9 e a derrota da semifinal por 22 a 16 para Leopoldina.

“Foi uma boa participação do nosso Handebol Masculino, mesmo com problemas de lesões  e indisponibilidade dos atletas  por causa da data não ter nenhum feriado. Nossa equipe competiu desfalcada e isso fez com que tivéssemos que ir nos encontrando durante a competição. Tivemos a má sorte de encarar tanto na fase de grupo quanto na semifinal o bom time de Leopoldina, que terminou a competição como campeão. Gostaria de agradecer aos atletas que participaram da etapa, aos que participam dos treinos de preparação  e o apoio da Sel”, avaliou o treinador Diaulas.

 

A Equipe de Vôlei Masculino da Prefeitura de Congonhas finalizou a etapa Zona da Mata-Vertentes em 4º lugar, atrás de Carangola, Barroso e Conselheiro Lafaiete e a frente de São João Del Rei, o que foi suficiente para garantir vaga na etapa regional. Neste domingo, Conselheiro Lafaiete venceu o confronto com Congonhas por 3 sets a 0, com parciais de Parciais 25 a 23, 29 a 27 e 25 a 23. A principal dificuldade do time comandado pelo treinador Márcio Reis (Marcinho) também foi a falta de jogadores, já que começou com somente 7 opções e somente durante a competição chegaram mais 4.

Apesar da derrota de 3 a 0, a partida foi muito equilibrada, como demonstram as parciais. Nenhuma equipe conseguiu manter uma margem de pontos grande durante todos os sets. Houve equilíbrio ainda em quase todos os fundamentos. Um dos motivos é que os times se conhecem muito. Vários atletas de C. Lafaiete jogam por Congonhas em outros torneios. O que fez a diferença em favor dos lafaietenses foi o saque. Principalmente nos momentos decisivos.

Para o técnico Marcinho, “o mais importante foi a equipe conseguir alcançar a última vaga para estarmos na fase regional em outubro em Lavras. Numa avaliação feita com o grupo, ficou claro que não faltou empenho. Chegamos até aqui com o time de nível compatíveo a disputa da 1ª Etapa e, se quisermos alcançar um objetivo maior na regional, teremos que treinar muito e buscar mais atletas para reforçar a equipe em determinadas posições”.

O Futsal Masculino, após empatar em 5 a 5 no tempo normal, 1 a 1 na prorrogação e perder nos pênaltis por 3 a 2 para Além Paraíba no sábado, acabou também deixando escapar o 3º lugar neste domingo, ao ser batido por Goianá por 5 a 4. “No domingo Congonhas, já bem desgastada pelos dois jogos de sábado, entrou em quadra contra os atuais vice-campeões estaduais do JIMI – Goianá -, sendo que nossa equipe contou em praticamente todo o jogo com sua equipe Sub 20, que, mesmo assim, foi derrotada por 5 a 4. A equipe se portou muito aguerrida durante toda a competição, restando agora se preparar para a fase regional”, comentou o treinador.

Mas o time treinado por Luiz Fernando Assis Corrêa também vai a Lavras em outubro para jogar a Etapa Regional do JIMI.

 

 

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *