Boa de bola e de samba, região da Matriz é a nona da cidade de Congonhas a receber seu ginásio poliesportivo

Centenas de pessoas participaram, nessa sexta-feira,9, da inauguração do 9° ginásio poliesportivo construído pelo atual Governo Municipal. Além de receber o equipamento esportivo que homenageia o saudoso craque de futebol José Assunção Pereira (José Félix), os moradores comemoraram a abertura da rua Paulo Roberto Goes (Tingué), figura que também deixou sua marca na comunidade. A indicação de ambos os nomes partiu do vereador Eduardo Matosinhos. O prefeito Zelinho, a Diretoria da Associação Comunitária AMABAMA, a irmã de José Félix, Neusa de Fátima, a viúva Evanilce e a filha Rafaela de Tingué, além de outros servidores e vereadores também estiveram presentes.As 50 alunas do núcleo de ginástica da Sel, a escolinha de futsal, adultos e veteranos, que também experimentaram a quadra, são alguns dos que utilizarão o ginásio a partir de agora. Projetos e eventos comunitários também terão abrigo neste espaço. O Pastor Cassemiro e a Ministra da Eucaristia, Fátima, deram as bênçãos ao novo equipamento. Moradora do bairro, a soprano Carmem Célia cantou os hinos Nacional e de Congonhas.O show de Gilson dos Teclados encerrou a festa.

A ideia da construção do ginásio poliesportivo da Matriz surgiu quando o Pantera, líder comunitário, desportista e antigo dirigente da Escola de Samba da Matriz, solicitou ao prefeito Zelinho, em 2012, antes que este assumisse o Governo, uma quadra até para que os carnavalescos pudessem ensaiar e realizar eventos. “Dissemos que não havia local e ele apontou este aqui. Quando vim conhecer este terreno com ele, atolamos no brejo no qual rolava esgoto a céu aberto. Chamamos a Secretaria de Obras que fez a drenagem e depois construímos um ginásio. Ele e o Lercy Santos, entre outros, pediam uma quadra e fomos além. Que este espaço seja ocupado o tempo todo, como acontece por toda a cidade, por crianças, jovens, adultos e idosos. O Zé Félix foi um amigo e companheiro de futebol que tive, era um craque, pessoa espetacular que merece a homenagem que está recebendo. Este é nosso 9º ginásio entregue. Deus nos abençoa, a Câmara Municipal nos apoia e seguimos entregando obras para o benefício da população. A rua Passos não possuía saída, muitos prefeitos prometeram fazer o contorno e nós tivemos esta felicidade de abrir essa nova rua que leva o nome do Tingué.Havíamos ligado também a rua Barão de Eschwege com o Novo Rosário. No ano que vem, vamos tirar todo aquele pé-de-moleque ao redor da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e colocar lá o piso intertravado”, discursou Zelinho.

Presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Matriz (AMABAMA), Lercy Santos agradeceu ao prefeito Zelinho, ao secretário de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, à Diretoria da Associação Comunitária e moradores do bairro pelo apoio nesta conquista. “O que seria uma quadra se transformou em um belo ginásio que servirá para a prática esportiva, mas também para eventos sociais e culturais. A escolinha de futsal da Matriz e o núcleo de ginástica já se transferiram da quadra estreita da Escola Municipal Oscar Weinschenck, que já não comportava essas atividades. A comunidade pretende desenvolver projetos como aula de corte e costura, de educação artística entre outros. Se Deus quiser, vamos construir duas salas para atividades como estas. Pra isso queremos seguir contando com o apoio de todos os moradores da Matriz e região”.

Irmão de José Félix, Neusa de Fátima Pereira Marques garantiu: “ele está alegre em dar o nome a esse ginásio. Aqui corria o esgoto, bicho peçonhento passando e agora tem o que ele mais gostava, o esporte. Meu irmão podia ter se tornado profissional de futebol, mas Deus preferiu leva-lo”.

A filha de Tingué, Rafaela, acompanhada da mãe Evanilce, também agradeceu ao prefeito Zelinho e ao tio Pantera, por terem lutado para transformar esta obra em realidade e pela homenagem. “Agradeço em nome da família, porque ele foi ótimo pai, irmão, marido e um amigo muito querido entre os moradores da Matriz. Que a gente aproveite bem este legado que vai ficar aqui pra gente. Tanto o Zé Félix quanto o meu pai, onde estiverem, estão felizes agora e seguem em nossos corações”, disse.

O secretário de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, afirmou que “esta obra se tornou possível graças a uma comunhão de forças entre as secretarias da Prefeitura, sob o comando do prefeito Zelinho, a sugestão e acompanhamento do Pantera, Lercy e toda a comunidade da Matriz e da Câmara Municipal. Agora a Secretaria de Esporte oferecerá o apoio necessário para que este espaço seja utilizado da melhor forma, a começar pela vinda do núcleo de ginástica e das escolinhas da Mariz para cá”.

E o vereador Eduardo Matosinhos disse, em seu discurso, que o nome do prefeito Zelinho se perpetuará por ter realizado obras com esta por toda a parte. “A família verde e rosa tem um compromisso enorme agora de fazer este equipamento dar certo e fazer a diferença na vida das crianças, dos mais velhos através da ginástica e de outros esportes”, concluiu.

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *