Congonhas é reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente como município polo e referência em gestão ambiental

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), em parceria com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e órgãos executivos estaduais, como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), promoveu a seleção nacional de municípios que são considerados referências nas ações voltadas à gestão ambiental local. A iniciativa visa a identificar os municípios que desenvolvem ações prioritárias para o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA). Após as avaliações dos critérios e de diretrizes obrigatórias e satisfatórias, Congonhas foi reconhecida pelo MMA, na última quinta-feira (08/11) como município polo e referência em gestão ambiental no Estado de Minas Gerais.

Com isto, Congonhas passará, juntamente com outros doze municípios, a receber apoio sistemático por meio do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores (PNC), objetivando o aperfeiçoamento das práticas que implementam metas e objetivos institucionais e que promovam o fortalecimento do SISNAMA.

Segundo o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Congonhas, Neylor Aarão, “este é um reconhecimento muito importante para o Município, sobretudo para o prefeito Zelinho, que reconheceu a importância da agenda ambiental para nossa cidade e criou a Secretaria de Meio Ambiente há pouco mais de um ano. Também se trata de um importante reconhecimento ao trabalho de toda a equipe de meio ambiente da Prefeitura, pois são estas pessoas que realmente fazem as coisas acontecerem e os projetos se tornarem realidade. Os desafios e os obstáculos são muitos, mas seguiremos em frente agora com a sensação de que estamos no caminho certo”.

O reconhecimento oficial se dará em um evento realizado pelo MMA e ANAMMA, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados, no próximo dia 28 de novembro , em Brasília.

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *