Conheça o Projeto que trouxe o 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor para Ouro Branco

Centro de Referência de Agricultura Familiar coloca município em destaque estadual

Entre Rios também leva título em outra categoria

A união de esforços da população de Ouro Branco, Prefeitura e parceiros de nossa cidade e das cidades da região dá resultados. O prefeito Hélio Campos, o vice-prefeito Dr. Celso Vaz e a gerente de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável Regina Célia Leal Florentino e Arthur Campos, representaram Ouro Branco na 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

O evento foi realizado no Sebrae em Belo Horizonte na noite de terça-feira (13) e estavam na disputa 110 municípios, com 106 projetos habilitados, sendo 30 projetos classificados como finalistas.

Ouro Branco venceu o prêmio na Categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico com o projeto do Centro de Referência de Agricultura Familiar.

A cidade de Entre Rios de Minas, prefeito José Walter Resende Aguiar, também venceu o prêmio na Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI.

*Centro de Referência de Agricultura Familiar*

Um dos instrumentos da política de valorização e desenvolvimento sustentável do meio rural é a criação e implantação do Centro de Referência da Agricultura em Territórios Mineradores do Alto Paraopeba (CRAFTM). Tem por objetivo o desenvolvimento de projetos, a transferência de conhecimentos, o treinamento e o apoio estrutural aos produtores rurais.

O Centro de Referência abrange, atualmente, a participação dos municípios de Congonhas, São Brás, Jeceaba, Brumadinho e Ouro Branco – Minas Gerais. Para promover o resgate da agricultura, parceiros âncoras, formam o núcleo das iniciativas, como o Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba-Codap e as Prefeituras Municipais, o Geopark Quadrilátero Ferrífero, Instituto INCT Acqua – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade, sediado na UFMG, a Embrapa Milho e Sorgo, Epamig, Emater, Ministério de Meio Ambiente, SEBRAE MG, Gerdau dentre outros. O Centro já se consolidou através das diversas iniciativas: programas educativos, oficinas, palestras cessão em comodato pela Gerdau do espaço, no qual foi instalado o Centro.

No dia 09/02/2018, foi realizada a primeira ação de pesquisa no Centro de Referência. Com o apoio dos agricultores familiares da região, foi feito o plantio de 0,50 hectare de Milho variedade BRS 4103, e 0,25 hectare de Feijão carioca variedade Milênio e 0,2 hectare de Sorgo forrageiro variedade Santa Elisa. Desta forma, foi dado o primeiro passo no sentido de tentar novas épocas de plantio, a fim de incrementar a produção agrícola da região.

*Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor*

A Prefeitura de Ouro Branco agradece a equipe do Sebrae pela oportunidade e incentivo para o desenvolvimento de projetos e, em especial, ao diretor técnico do Sebrae, Anderson Cabido; gerente regional, Aristides Rocha Araújo; analista técnico do Sebrae, Luís Paulo Nascimento; gerente regional Centro do Sebrae, Antônio Augusto Vianna Freitas.

De acordo com o Sebrae, “o Prêmio reconhece e estimula iniciativas de gestão pública municipal voltadas para pequenos negócios. São projetos que visam reduzir a burocracia, desonerar tributos e incentivar o acesso a mercados, à inovação ao crédito, e contribuir com o desenvolvimento econômico dos municípios mineiros.”

Ainda segundo o Sebrae, “os prefeitos vendedores nas oito categorias do prêmio vão representar Minas Gerais na disputa nacional e seus projetos serão amplamente divulgados nos meios de comunicação, dando maior visibilidade às boas práticas empreendedoras.”

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *