Tem início em Congonhas, a campanha de vacinação para proteger as pessoas dos riscos causados pela gripe

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Saúde, se engaja na 21ª Campanha Nacional de Imunização Contra a Gripe. A vacina está disponível, de segunda a sexta-feira, nas unidades básicas de saúde (UBS’s) e a Clínica da Criança de Congonhas. Até 31 de maio, serão vacinadas crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, além de gestantes. A partir do dia 22 de abril, passam a ser imunizados também idosos com 60 anos ou mais, doentes crônicos, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, professores de escolas públicas e particulares, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, trabalhadores da saúde população carcerária e funcionários do sistema prisional.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se a ocorrência de casos de gripe que variam de leve a grave, podendo até levar à morte. Hospitalização e morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o Mundo, estima-se que estas epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e de cerca de 290 mil a 650 mil mortes.

A vacinação acontece nas UBS’s de 7h às 16h, inclusive durante o horário do trabalhador, que estende o funcionamento da unidade até às 19h um dia na semana, e na Clínica da Criança, de 8h às 17h.

O Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe está programado para o dia 4 de maio. Neste dia, todas as UBS’s e a Clínica da Criança estarão abertas de 8h às 17h.

Para se vacinar, é preciso levar o cartão de vacinas, o cartão do SUS e documento de identificação com foto. Portadores de doenças crônicas devem apresentar comprovante que indique a necessidade da vacina.

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *