Como os videntes sabem tanto sobre você?

Como os videntes sabem tanto sobre você?

* Renato dos Santos Lisboa

Todo mundo tem sempre uma história de experiência com um vidente para contar. É muito comum as pessoas serem surpreendidas quando abordadas por um adivinho que inesperadamente revela coisas para a pessoa que não é de conhecimento do senso comum. Na maioria das vezes a pessoa abordada é impactada ao perceber que o vidente sabe coisas dela que ninguém poderia saber. Quem nunca se convenceu que esse tipo de pessoa não era um “ser iluminado”, um “enviado de Deus” ou algo assim?

Pois bem, hoje a ciência explica que esses adivinhos nada mais fazem do que utilizar a técnica conhecida como “leitura a frio ou leitura fria”. A leitura a frio vai além das ferramentas usuais de manipulação, sugestão e adulação. Através dela, vendedores, hipnotizadores, publicitários, curandeiros, vigaristas e alguns terapeutas tiram proveito da predisposição dos clientes a encontrar mais significado numa situação do que realmente existe. O desejo de encontrar sentido em nossas experiências já nos levou a várias descobertas maravilhosas, mas também levou muitos de nós a desvarios. O manipulador sabe que sua vítima tenderá a tentar encontrar sentido em qualquer coisa que se diga a ela, não importa o quão absurdo ou improvável. Sabe também que as pessoas normalmente são egocêntricas, que tendem a ter visões pouco realistas de si mesmas e que geralmente aceitam alegações que refletem, não o que são, ou mesmo o que realmente pensam ser, mas o que desejariam ser ou o que pensam que deveriam ser. Também sabe que, dentre as diversas alegações que fizer sobre você, e que você rejeitar como incorretas, irá sempre fazer uma que encontre sua aprovação. E sabe que você se lembrará dos acertos que ele fizer e se esquecerá dos erros.

Assim, um bom manipulador pode fornecer uma leitura para uma pessoa totalmente estranha, o que irá fazer com que essa pessoa sinta que ele possui algum poder especial.

 Ainda que possa parecer técnicas de ilusionismo, trata-se exclusivamente de um método fundamentado na análise cuidadosa da comunicação não verbal, associado a percepção da natureza humana e ao estudo de probabilidades estatísticas. É verdade que toda pessoa que se diz advinha, que se autodenomina médium, leitor de cartas de tarô, astrólogo e/ou quiromante empregam a metodologia de agregar conteúdo da pessoa que será por ele atendida. Muitas das vezes, o próprio vidente não tem total conhecimento de sua habilidade para realizar com eficácia a leitura dos sinais corporais, vários iniciados da técnica de leitura fria terminam se ratificando de que têm poderes sobrenaturais. Tudo isso concorre para um comportamento incontestável, auxiliado pelo conhecimento de que o público que procura “médiuns” normalmente acredita que o desfecho será favorável. Para se dar início a toda esta encenação, basta preparar o cenário não deixando de ornamenta-lo com objetos místicos e pronto, só começar as consultas de leitura da comunicação não verbal capaz de seduzir até o mais seco dos pessimistas de que algo sobrenatural certamente escolheu aquela pessoa ali para abrigar determinado poder. No fim das contas, tudo se refere à habilidade do adivinho de ler os sinais da linguagem corporal rapidamente, unindo com os esclarecimentos conseguidos da despretensiosa analise da apresentação do consumidor, as respostas deste às suas opiniões. A maior parte dos “videntes” são do sexo feminino, porque, como já explicamos em outro artigo, elas dispõem de aptidões especiais devido ao seu arranjo cerebral suplementar que lhes consentem observar tanto a linguagem corporal dos seus filhos recém-nascidos quanto a condição afetiva dos cidadãos.

_____________________________________________________________________________________________________

Advogado responsável pela maior negociação Trabalhista do Brasil, é Mestrando em Administração. Pós-Graduado em Administração Pública, Gestão Urbana, Gestão de Pessoas, Direito do Trabalho e Previdenciário, Master Coach Executivo e de Negócios, com formação Profissional em Wellness & Health, Leader Coach, Trainer de Analistas Comportamentais, certificado pela IBS/FGV. Mentor de comunicação e comportamento. Experiência de mais de 10 anos em empresas nacionais de grande porte, com atuação na estratégia do negócio, abrangendo projetos relacionados à cultura e desenvolvimento organizacional, gestão de mudanças, coaching de executivos e carreira, compreendendo mapeamento de competências, avaliação de desempenho, gestão de clima, planos de atração, sucessão e retenção de talentos, e Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Atua como palestrante, facilitador de programas de desenvolvimento de líderes e consultor empresarial de reestruturação organizacional e implementação de políticas e procedimento de pessoas, além de ser jornalista e consultor para assessorias de imprensa.

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *