A diferença da leitura corporal em adultos e em crianças

A diferença da leitura corporal em adultos e em crianças

* Renato dos Santos Lisboa

É mais custoso identificar a linguagem não verbal transmitido pelos idosos do que pelos mais jovens, pois aqueles têm menos vitaliciedade muscular do que estes.

A rapidez de determinadas ações gesticulares e a eficiência com que eles se apresentam ao espectador têm ligação direta com a vitaliciedade muscular. Isto é, quanto mais jovem a pessoa, mais tônus musculares. Um agradável ensinamento é o movimento involuntário dos garotos pequenos de fechar instantaneamente a boca com uma ou ambas as mãos no momento em que relatam uma inverdade.

O gesto de tapar a boca com a mão é um ato que se conserva com o indivíduo durante toda a sua existência, normalmente diversificando somente na rapidez com que é exercido. O adolescente, no momento em que relata uma inverdade, fecha a boca com a mão de um modo extremamente semelhante com a de um garoto de cinco anos. A diferença é que o adolescente ao invés de tapar a boca com as mãos ele desliza suavemente a ponta dos seus dedos no contorno da sua boca.

O movimento simples de fechar os lábios fica justamente mais veloz na idade adulta. No momento em que um indivíduo adulto revela uma inverdade, é como se o seu subconsciente orientasse os seus dedos para fechar os lábios no esforço de coibir as mensagens inverídicas, do mesmo modo como sucede com o adolescente e na infância. No decisivo instante, todavia, os dedos se separam da face e o movimento consequente é o de encostar os dedos no olfato – a variante adulta do gesto de fechar os lábios muito utilizado quando criança.

O gesto de Bill Clinton mentindo sobre seu caso com Mônica Lewinsky diante do Grande Júri foi exatamente esse.

Dessa forma, vemos que no momento que os indivíduos vão amadurecendo, seus movimentos se transformam em sinais mais tênues e não muito evidentes, motivo pelo qual é mais penoso decifrar os movimentos de um indivíduo de 50 anos do que os de um menino de cinco.

_______________________________________________________________________________________________________

Advogado responsável pela maior negociação Trabalhista do Brasil, é Mestrando em Administração. Pós-Graduado em Administração Pública, Gestão Urbana, Gestão de Pessoas, Direito do Trabalho e Previdenciário, Master Coach Executivo e de Negócios, com formação Profissional em Wellness & Health, Global Coach Certification©, Leader Coach, Trainer de Analistas Comportamentais, certificado pela IBS/FGV, Leader Art e Sebrae. Mentor de comunicação e comportamento. Experiência de mais de 10 anos em empresas nacionais de grande porte, com atuação na estratégia do negócio, abrangendo projetos relacionados à cultura e desenvolvimento organizacional, gestão de mudanças, coaching de executivos e carreira, compreendendo mapeamento de competências, avaliação de desempenho, gestão de clima, planos de atração, sucessão e retenção de talentos, e Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Atua como palestrante, facilitador de programas de desenvolvimento de líderes e consultor empresarial de reestruturação organizacional e implementação de políticas e procedimento de pessoas, além de ser jornalista e consultor para assessorias de imprensa.

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *