Maior negociação trabalhista do Brasil rende título de cidadania Ouro Pretana a Lafaietense

Na data de ontem, 10 de julho de 2019, em solenidade na Casa da Ópera em Ouro Preto, foi realizada a entrega das homenagens de Honra ao Mérito e Título de Cidadania de Ouro Preto. Entre os agraciados estava o advogado lafaietense Renato Lisboa que marcou o seu nome naquela cidade quando realizou em janeiro de 2015 a maior negociação trabalhista do Brasil, onde conseguiu uma indenização de mais de 23 milhões de reais para os mais de 360 trabalhadores que haviam sido demitidos pela empresa Novelis do Brasil Ltda.

No mesmo ano no mês novembro o advogado também participou da negociação pós rompimento da barragem da Samarco em Mariana onde também teve importante papel na conquista da primeira estabilidade de 3 meses para os trabalhadores diretos e indiretos que foram atingidos pela tragédia.

Renato Lisboa, juntamente com seus pais Ivan e Norma e o vereador de Ouro Preto Chiquinho de Assis. Crédito foto: Vanessa Gonzaga

Após estas duas destacadas atuações o Dr. Renato Lisboa direcionou o seu trabalho para o setor privado onde desde então vem logrando êxito e sucesso no treinamento de gestores e executivos, como também na prestação de serviços de consultoria com o foco em negociações. Conhecido pelas suas habilidades em realizar grandes negociações, Lisboa é sempre requisitado para palestras, workshops, treinamentos, congressos e seminários, onde ensina as pessoas a fazer a leitura correta dos sinais não verbais emitidos pelas pessoas, ensina a identificar mentiras, influenciar, atrair, conquistar pessoas e é claro como saber quando é o momento exato de dar o check-mate nas negociações.

Segundo o Dr. Renato Lisboa, relatou que “sempre que lia as histórias sobre os heróis Ouro-Pretanos ele sempre sonhava em um dia poder fazer algo em que teria o orgulho de poder contar para os seus filhos e netos. Ele destaca que está longe de ser herói e também não fez nenhum ato heroico como o de livrar o seu país das injustiças e do trabalho escravo que ainda hoje o aterroriza. Porém, segundo ele, teve a oportunidade, mesmo que nestes tempos sombrios, onde as coisas valem mais do que as pessoas, fazer o capital se curvar e indenizar centenas de trabalhadores Ouro-Pretanos naquela que é considerada a maior negociação trabalhista do Brasil, da qual ele foi protagonista. Aos seu amigos na data de ontem confidenciou que se sintia imensamente honrado e feliz por estar recebendo o Título de Cidadão Ouro-Pretano. Foi grande a surpresa e alegria que o sucedeu ao ser contemplado por tal honraria. De início, dirigiu o agradecimento bem mais do que formal à Câmara Municipal e aos vereadores que votaram no seu nome para receber tal honraria. Disse ainda que consignava-se, em especial, sua eterna gratidão ao vereador Wander (Leitoa), o responsável direto pelo título com que ele foi agraciado e também ao amigo vereador Chiquinho de Assis pelas lutas travadas em conjunto em busca de uma Minas Gerais melhor. Ainda lembrou que não poderia deixar, também, de fazer um agradecimento especial ao Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, Mecânicos e Material Elétrico de São Julião onde tudo começou e onde ele pode realizar a maior negociação trabalhista do Brasil evitando assim que mais de 360 trabalhadores Ouro-Pretanos ficassem sem uma justa compensação pela perda de seu emprego. Desse modo, entendo que a homenagem que hoje tenho a honra de receber – a de cidadão honorário de Ouro Preto – é dirigida, principalmente, ao movimento sindical, à minha atuação na proteção dos direitos dos trabalhadores e as grandes lutas políticas e sociais que combateu e continua a combater diariamente. Finalizou sua fala aos amigos e captada por este periódico dizendo que Ouro Preto pode ter certeza que continuaria agora como cidadão, dando o seu empenho e a sua dedicação.”

Vereador Chiquinho de Assis, Renato Lisboa (homenageado) e vereador Wander (Leitoa). Crédito foto: Vanessa Gonzaga

Admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *